quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dark Cyber

Ontem à noite assisti ao programa Saia Justa, no GNT, o que me é comum nas noites de folga. Mas o que me chamou a atenção foi o tema abordado por Betty Lago: Como a busca contínua de informação através da internet pode prejucar o ser humano. A priori, queria saber se tinha algum embasamento científico e até que ponto isso é real... Ou se seria mais um tipo de arma usada por essas pessoas anti-mídia que andam disseminando suas idéias.
Segundo a Betty, e isso já foi comprovado por cientistas, o nosso cérebro é finito. Não existe essa estória de só usarmos 10% da nossa capacidade cerebral. Por isso, essa quantidade de informação que é oferecida através dos sites, twitters e outras cositas más, pode gerar uma pane na cabeça dos mais cibernéticos. Outro ponto levantado é como estamos nos tornando indiferentes com assuntos e/ou tragédias que acontecem ao nosso lado. Nos emocionamos com fatos publicados na internet, e assim mesmo é uma emoção fulgaz, que com apenas um click você sai daquele universo e tem a possibilidade de ler/ver outra coisa completamente diferente.
Isso também está afetando as relações interpessoais. As pessoas se escondem atrás dos seus PCs, deixam de estar interagindo com outras pessoas e vivem num universo isolado. Tem gente que prefere conversar através do MSN, email e orkut do que pessoalmente. Você conhece alguém assim!
O que estamos fazendo de nós?

Um comentário:

  1. Oi Ludimila. Tb assisti ao programa e sei que a fonte da Beth foi uma pesquisa da Columbia University, mas queria um link sobre o assunto para colocar no blog da minha agência - cloretosemgeral.blogspot.com

    Se vc puder me indicar... :)

    ResponderExcluir