terça-feira, 17 de novembro de 2009

Onde anda o Bom Senso?

Desde o caso da estudante Geisy Arruda, hostilizada pelos colegas de faculdade (Uniban) por usar uma saia julgada curta, vivo me perguntando por onde anda o bom senso da sociedade em que vivemos.
O movimento feminista teve início no século 19 e naquele tempo as mulheres não tinham poder social nem político, apenas viviam para seus maridos e filhos.
Durante e após a Primeira Guerra Mundial, as mulheres foram obrigadas a sair de suas casas para ocupar o lugar dos mortos e feridos. Se organizaram e fizeram passeatas protestando contra a desigualdade de direitos entre os sexos. O direito ao estudo e ao voto foi sendo conquistado aos poucos, com muita luta e preconceito por parte da sociedade machista.
Geisy se vestiu como queria e ela tem direito a isso! Mas onde anda o bom senso dessa garota que foi à faculdade trajando um vestindo curtíssimo, vermelho e colado ao corpo? Continuo afirmando que ela tem todo o direito, mas continuo perguntando pelo tal do bom senso...
Essa nova geração chegou e encontrou tudo nas mãos. As mulheres de hoje não sabem que foi preciso uma revolução de séculos para serem aceitas como cidadãs na sociedade.
E os colegas de Geisy? Aqueles trogloditas se comportaram de forma machista, como se nunca tivessem visto uma bela mulher na sua frente, ou vai ver nunca viram! Esses homens, consumidores de revistas e filmes pornôs, são os mesmos que agrediram a colega. Onde está o bom senso deesses marmanjos? Na postura hipócrita que adotaram? Sem falar nas garotas que participaram da palhaçada. Para essas só consegui encontrar como resposta o despeito.
A Uniban teve a coragem de informar em nota a impressa que a aluna foi expulsa "em razão do flagrante desrespeito aos princípios éticos da dignidade acadêmica e à moralidade". Mas logo depois a faculdade decidiu revogar a decisão. Até a revista britânica The Economist questionou "como isso pode acontecer no país das dançarinas de topless no Carnaval e das nádegas balançando nas praias?".
O espaço de uma academia serve para discussões e não para preconceitos. Acho que a direção dessa faculdade não só perdeu o bom senso, como a noção dos valores e objetivos de uma instituição de cunho educacional.
A estudante participará (17/11) de um quadro no humorístico Casseta & Planeta, da TV Globo e foi convidada para estampar as páginas da revista Playboy.
Cabe a Geisy usar o empoeirado bom senso e saber direitinho o que vai fazer. Essa, ela já ganhou!

2 comentários:

  1. Você conseguiu descrever a minha revolta sobre o caso. Mas acho que ela sairia melhor se não aceitasse posar para a Playboy. Assim, seus colegas não teriam o gostinho de vê-la na revista.
    Celina Araújo

    ResponderExcluir
  2. Certíssima, amiga!
    Bjo
    Luciana

    ResponderExcluir