quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Clendário de Desfiles Internacionais

Paris Alta-Costura: de 25 a 28 de janeiroNuma época de crise, a única semana de alta costura do mundo resiste. Na passarela, roupas trabalhadas em ateliês com bordados e luxo e as mãos habilidosas das melhores costureiras. Um modelo Chanel pode demorar até 500 horas para ficar pronto. A clientela reduzida – menos de 200, dizem, no mundo inteiro – compra as criações exclusivas. É um ofício em extinção e apenas 12 marcas sobreviveram. Na alta-costura, há também a moda noiva. A ausência de Christian Lacroix será sentida, já que ele desfilou em 2009 mas fechou o ateliê no final do ano.

Semana de Nova York: de 11 a 17 de fevereiroA temporada americana teve, em 2009, uma semana de moda paralela em que desfilaram Alexander Wang e os novos estilistas. Marc Jacobs desfilou também fora da oficial. No evento principal, os estilistas que deram a cara da moda americana: Diane Von Furstenberg, Donna Karan, Anna Sui, Tommy Hilfiger, Calvin Klein e Ralph Lauren...

London Fashion Week: de 19 a 24 de fevereiroA semana de moda inglesa é conhecida por ser menos comercial e mais criativa. Não é à toa que lá despontaram nomes como McQueen e Gareth Pugh que, depois, foram para Paris. Apesar disso, vinha perdendo sua importância. Em 2009, no 25º aniversário, voltou as holofotes e até Anna Wintour voltou a freqüentá-la. Em 2010, terá um dia só de moda masculina. Entre os destaques, Burberry (Christopher Bailey foi o estilista do ano de 2010 na premiação inglesa) e Vivienne Westwood (a linha Red Label, já que também desfila em Paris). O BFC NewGen revela os novos estilistas.

Semana de moda feminina de Milão: de 24 de fevereiro a 3 de marçoA última temporada teve polêmica. Tudo começou com duas críticas – do International Herald Tribune e do Financial Times, em que as moda das passarelas foi considerada vulgar e que, segundo as críticas dos jornais, isso teria uma relação com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, na época envolvido em escândalos sexuais. Os estilistas italianos reagiram revoltados. No line-up,Versace, Missoni, Dolce & Gabbana e Fendi, entre outros.
Prêt-à-Porter Paris : de 3 a 11 de marçoA mais importante de todas. O evento faz de Paris sua sala de desfiles. Eles acontecem espalhados pela cidade. No Musée de l'Homme, na praça do Trocadéro, no Palais de Tokyo, no Carrossel du Louvre, no Jardim das Tuileries e nos próprios ateliês dos criadores. Há desde o clásssico dos clássicos - com Chanel - aos vanguardistas, caso de Hussein Chalayan, além de Balenciaga, Balmain, Issey Miyake, Dior, Vivianne Westwood, Alexander McQueen, Lanvin,.Cacharel, Givenchy, Stella McCartney, Valentino... O que acontecer lá irá refletir nas vitrines de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário