terça-feira, 30 de junho de 2009


Mulher de 30 Deseja...


Antes de apagar as velinhas do bolo, fechamos os olhos e fazemos um pedido:

Desejo ter sabedoria para criar e educar os meus filhos;
Desejo poder apoiar os meus pais na sua velhice;
Desejo um amor que seja para a vida toda;
Desejo ficar magra, e continuar comendo;
Desejo ir para Paris o mais breve possível;
Desejo esticar a viagem para o resto todo da Europa;
Desejo continuar estudando;
Desejo chegar aos 80 com saúde;
Desejo aperfeiçoar o meu inglês que está caduco;
Desejo casar vestida de noiva;
Desejo comprar uma bolsa Louis Vuitton, original!;
Desejo sempre tirar férias no verão;
Desejo continuar agragando amigos ao longo da minha caminhada;
Desejo ter um cão;
Desejo ter disposição para caminhar ou fazer qualquer tipo de atividade física;
Desejo que todos os ladrões da política sejam presos e forçados a comer feijão azêdo todos os dias;
Desejo ganhar na loteria, mas para isso precisarei jogar;
Desejo que todos os meus ex sejam meus amigos;
Desejo que minhas noras sejam boas com os meus filhos;
Desejo acordar com os cabelos escovados e as unhas feitas;
Desejo comer nos melhores restaurantes;
Desejo assistir todos os clássicos do cinema;
Desejo fazer cinema;
Desejo trabalhar com pessoas diferentes;
Desejo cantar sempre que tiver vontade, mesmo que desafinada;
Desejo nunca ter que dizer adeus para as pessoas que amo;
Desejo que todas as crianças tenham seus direitos assistidos;
Desejo estar com os meus pais, sempre;
Desejo ter meu trabalho reconhecido;
Desejo morar num prédio com todos os meus familiares. Cada um no seu AP.;
Desejo ouvir boas músicas;
Desejo ter dinheiro para manter a educação dos meus filhos, o lazer e um pouquinho de supérfulos... Pois também sou filha de Deus!;
Desejo que Chico Buarque continue escrevendo e fazendo shows;
Desejo que Cristovinho se realize como biólogo ou com o que mais ele quiser;
Desejo que Bernardo viva bem, com saúde e bom humor;
Desejo que Cristovão (pai) seja feliz no caminho dele, porque é um homem de bom coração;
Desejo que os jovens sejam menos fúteis e que tragam valores de humanidade;
Desejo que o governo dê mais atenção à educação desse país;
Desejo que todas a natureza sobreviva a esse massacre;
Desejo que essa ditadura de beleza acabe AGORA!!! Não aguento mais ser uma super mulher e ainda ter que ser magra;
Desejo a proteção eterna do Pai para com a minha família;
Desejo ir para Buenos Aires ainda este ano;
Desejo fazer muitos cursos;
Desejo ter uma sogra legal, poque nunca dei sorte com elas;
Desejo o fim das guerras;
Desejo voltar a dançar, nem que seja nas boites com as minhas amigas;
Desejo ler todos os livros que tem na minha estante;
Desejo que minha avó nunca morra;
Desejo que exista a cura do diabetes e de todas as doenças do mundo;

DESEJO SER FELIZ!!! SÓ ISSO...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Era Uma Vez Michael

Estava no laboratório de de fotografia quando veio um monte de informação desencontrada. Michael está em coma, Michael morreu, conseguiram reanimá-lo, morreu de novo... Só entendia que a coisa tava ficando preta, ou melhor, branca.
Saí de lá sem ter uma definição do estado de saúde que afligia o Rei do Pop. Michael Jackson era o sétimo de nove irmãos, sendo que cinco dos irmãos Jackson formaram o grupo The Jackson Five no final dos anos 1960. O garotinho black power fez um sucesso incrível com seu vozeirão, cresceu, enloqueceu, virou branco, passou por uma metamorfose (cerca de 150 intervenções cirúrgicas estéticas), gravou hits memoráveis como "Thriller" (1982), que ficou 37 semanas consecutivas no primeiro lugar das paradas, com cerca de 60 milhões de cópias vendidas no mundo, “Billy Jean”, “Beat it”, e os álbuns "Bad" (1987), "Dangerous" (1991) e "Invincible" (2001). No total, Michael Jackson vendeu 750 milhões de discos.
O cara ganhou muito dinheiro, comprou TUDO o que queria, do rancho que o astro chamava de Never Land, ao silêncio de famílias que o acusavam de pedofilia. Teve três filhos (vítimas) e morreu individado. Sim, Michael virou lenda!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dark Cyber

Ontem à noite assisti ao programa Saia Justa, no GNT, o que me é comum nas noites de folga. Mas o que me chamou a atenção foi o tema abordado por Betty Lago: Como a busca contínua de informação através da internet pode prejucar o ser humano. A priori, queria saber se tinha algum embasamento científico e até que ponto isso é real... Ou se seria mais um tipo de arma usada por essas pessoas anti-mídia que andam disseminando suas idéias.
Segundo a Betty, e isso já foi comprovado por cientistas, o nosso cérebro é finito. Não existe essa estória de só usarmos 10% da nossa capacidade cerebral. Por isso, essa quantidade de informação que é oferecida através dos sites, twitters e outras cositas más, pode gerar uma pane na cabeça dos mais cibernéticos. Outro ponto levantado é como estamos nos tornando indiferentes com assuntos e/ou tragédias que acontecem ao nosso lado. Nos emocionamos com fatos publicados na internet, e assim mesmo é uma emoção fulgaz, que com apenas um click você sai daquele universo e tem a possibilidade de ler/ver outra coisa completamente diferente.
Isso também está afetando as relações interpessoais. As pessoas se escondem atrás dos seus PCs, deixam de estar interagindo com outras pessoas e vivem num universo isolado. Tem gente que prefere conversar através do MSN, email e orkut do que pessoalmente. Você conhece alguém assim!
O que estamos fazendo de nós?

Inscrições Abertas Para o 1º Concurso Fotográfico - “O Céu da Bahia”

Como parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia, o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo com o apoio do Clube de Fotografia Gerson Bullos de Feira de Santana, promovem o 1º Concurso de Fotografia com o tema “O Céu da Bahia”.
Neste concurso poderão participar fotógrafos amadores ou profissionais, brasileiros ou naturalizados, que concordem com os termos do regulamento e inscrevam fotos inéditas de sua própria autoria e propriedade. Leia o regulamento no ttp://www.clubedefotografia.com/concurso/regulamento_concurso_ceudabahia.pdf e envie suas fotos para concurso@clubedefotografia.com .
Inscrições: até 31 de Julho
Divulgação do Resultado: 14 de Agosto
Exposição: 21 de Agosto a 30 de Setembro
Local da Exposição: Foyer do Museu Parque do Saber
1º Lugar: Uma câmera fotográfica digital compacta de 8 mega pixels ou superior;
2º Lugar: Uma câmera fotográfica digital compacta de 5 mega pixels ou superior;
3º Lugar: Um tripé para câmera fotográfica;
Os três primeiros colocados, além dos prêmios acima descritos também receberão uma placa da colocação obtida no concurso e certificado de participação no evento.
Os vencedores serão divulgados através do site http://www.clubedefotografia.com/ , no dia 14 de Agosto.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ARRAIAZIN

Aaaah!!! Finalmente Noite de São João!
As crianças não aguentavam mais esperar por esse momento... Compramos fogos: estalinhos, estrelinha, bailarina e vulcão. NADA DE BOMBA! Isso a gente deixa para o pessoal lá do Oriente Médio (Risos...).
Por todas as ruas que passamos, até chegar no Sítio de Lola e Rogério, tinha, pelo menos, uma fogueira. O que é tradição no interior da Bahia e em todo o nordeste. A fogueira da nossa festinha era enoooorme!
O Arraiazin foi um sucesso! Não faltou (muito) licor, cerveja, amendoim, milho, caldo verde, mingau, bolos variados, salgados e um belo pernil de porco. Não aguentava mais ver tanta comida!
Mas como toda festa de São João que se preze, não faltaram as brincadeiras comandas por Lola, Rogério e Juli: corrida de saco, quebra-pote, rabo do burro, recadinho do coração e a eleição do Rei e da Rainha do Milho... Êita arraiá bão retado, sô!!!
O mais gostoso, sem dúvida, foi a companhia dos amigos e das crianças... Que essa eu não troco por nada!
QUE ME AGUARDE SÃO PEDRO!!!

Historinha de São João

Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se. Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que, dentro de algum tempo, iria nascer seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora, então, perguntou-lhe:
- Como poderei saber do nascimento do garoto?
- Acenderei uma fogueira bem grande; assim você de longe poderá vê-la e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa.Um dia, Nossa Senhora viu, ao longe, uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica.
Isso se deu no dia vinte e quatro de junho. Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, e fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, balões, danças, etc…E, por falar nisso, também gostaria de contar porque existem essas bombas para alegrar os festejos de São João.
Pois bem, antes de São João nascer, seu pai, São Zacarias, andava muito triste, porque não tinha um filhinho para brincar. Certa vez, apareceu-lhe um anjo de asas coloridas, todo iluminado por uma luz misteriosa e anunciou que Zacarias ia ser pai. A sua alegria foi tão grande que Zacarias perdeu a voz, emudeceu até o filho nascer.
No dia do nascimento, mostraram-lhe o menino e perguntaram como desejava que se chamasse. Zacarias fez grande esforço e, por fim, conseguiu dizer:
- João!
Desse instante em diante, Zacarias voltou a falar. Todos ficaram alegres e foi um barulhão enorme. Eram vivas para todos os lados. Lá estava o velho Zacarias, olhando, orgulhoso, o filhinho lindo que tinha…
Foi então que inventaram as bombinhas de fazer barulho, tão apreciadas pelas crianças, durante os festejos juninos.

domingo, 21 de junho de 2009

Amiga Jú


Gente, que delícia é a consolidação de uma amizade!!!
Conheço Juliana há alguns anos e nossa empatia foi imediata, o que não é difícil com Jú... Ela aceita as pessoas como são, de uma forma generosa que não tem fim!
Desde que ingressei na Faculdade nos reencontramos e pelos corredores conversávamos rápido, dávamos risadas, mas nunca tínhamos disponibilidade de, de fato, cultivarmos uma amizade.
De repente... BOOM! Marcamos, saímos, nos encontramos, juntamos as famílias, nossas crianças se deram suuuuper bem e fomos nos conhecer de verdade... Alimentamos uma amizade que estava para eclodir a qualquer momento... E que maravilha saber que essa pessoa existe na minha vida e na vida dos meus filhos!!!
Amiiiiiiiiigaaaaaaaaaaaaaaaaa... TE AMO!!!!!!

Carta aos Meus Colegas do Boulevard Shopping

Desde a semana passada estou vivendo um processo de despedida. Nesta semana, encerrarei meu trabalho no Boulevard Shopping, uma empresa que amei trabalhar e onde fiz amizades sólidas e verdadeiras. Abaixo, segue cartinha de despedida que enviei a todos os meus colegas dos diversos departamentos... Buááá...


"Feira de Santana, 18 de junho de 2009.


Meus queridos colegas de trabalho,


Desde o dia em que ingressei no Boulevard Shopping, tive a certeza que seria muito feliz neste lugar. E não foi diferente! Aqui, pude realizar trabalhos inesquecíveis, contando sempre com a confiança dos meus superiores e toda a equipe que nos bastidores nos dão o suporte necessário em todos os momentos de produção e execução dos eventos. Desde o pessoal da limpeza e segurança, à turma da manutenção, do financeiro, meus parceiros do marketing e da superintendência.

Junto com vocês, passei por Festa do Lojista, Natal, Plantão 32 Horas, DDD, Luau, Vitrine da Arte Boulevard, Páscoa, Dia da Mulher, Micareta, Dia das Mães, 10 Anos, que acarretou uma série de eventos de muita responsabilidade, Dia dos Namorados e agora São João. Acho que não esqueci de nenhum! Não cumpri o calendário anual de eventos, mas sinto que tudo que aprendi nesses sete meses, me rendeu uma grande experiência como profissional e como ser humano.

Neste momento, quero comunicar com muito pesar, que a partir do dia 25 de junho não farei mais parte da equipe do Boulevard Shopping. Precisarei de dois meses para realizar um projeto, no qual viajarei algumas vezes, não conseguindo assim, conciliar os dois trabalhos.

Quero agradecer o carinho de todos que convivi durante esse período, abraçar os grandes amigos que fiz e dizer que levarei muito de cada um de vocês comigo.
Espero poder encontrá-los em breve. Sucesso!

Um beijo carinhoso,

Ludimila de Oliveira
Estagiária do Departamento de Marketing"

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Carta Aberta aos Músicos, Compositores, Arranjadores e Produtores de Salvador

Recebi hoje por email, uma carta-protesto assinada por alguns artistas de Salvador que estão se sentindo lesados pelo Governo do Estado. Segue carta, abaixo:
Estamos hoje vivendo em Salvador um período de enorme desrespeito e ineficiência na condução das iniciativas e projetos ligados à vida cultural e lazer em Salvador. Uma parcela significativa de artistas dessa cidade se encontra atualmente lutando para receber os pagamentos devidos por apresentações e serviços prestados para o Estado - em alguns casos, serviços realizados em 2008!! Após diversas medidas e tentativas de diálogo para o entendimento e resolução de tais situações, operadas individualmente ou em grupo, e sem respostas ou esclarecimentos justificáveis, decidimos expressar nossa indignação por meio desta carta aberta e coletiva.
São muitos os pontos que mereceriam ser levantados e discutidos pela classe musical em relação à cultura em Salvador, entretanto, nosso maior objetivo agora é tornar público à população baiana em geral, a situação de desrespeito e desconsideração com os artistas da música dessa cidade, todos eles profissionais sérios, competentes e com trabalhos reconhecidos. Esses artistas ao serem contratados para apresentações em alguns dos projetos do governo - em geral com cachês muito abaixo dos valores praticados para os artistas de fora - têm cumprido profissionalmente com as exigências, sem, entretanto, receber seus pagamentos no prazo. Só para ficarmos em alguns exemplos, citamos:
- ESPICHA VERÃO -projeto realizado pela Bahiatursa em março de 2009. Inexplicavelmente, alguns artistas receberam seus cachês e outros não. Esses artistas, após várias tentativas e sem obter resposta desse órgão, têm visto a Bahiatursa seguir contratando artistas de renome nacional por cachês altíssimos (São João e outros) sem quitar seus compromissos com os artistas locais.
-PELOURINHO CULTURAL – o atraso no repasse dos cachês de alguns artistas tem chegado a seis meses!!
-EDITAIS DA FUNCEB - atrasos no repasse do dinheiro, cancelamento do calendário por tempo indeterminado e adiamentos de resultados dos editais já publicados e com inscrições já feitas (ex.: Segundas Musicais) são alguns dos pontos negativos .
-CARNAVAL – atrasos desmedidos para uns, falta de pagamento para outros.
Um cantor, compositor, instrumentista ou banda não realiza seu trabalho sozinho. Para cada apresentação são envolvidos outros profissionais (músicos, técnicos de som e iluminação, contra-regras, produtores, etc.) que também se empenham numa realização de qualidade e que sobrevivem de seu ofício e de sua arte. A falta de remuneração, já diante de um cenário com tantas dificuldades, só fragiliza toda uma rede de trabalho, gerando descrédito e desestímulo entre os profissionais envolvidos.
Muitos de nós reconhecem as boas iniciativas no que diz respeito à cultura no nosso Estado e as pessoas que têm trabalhado para uma mudança de cenário. Se os modelos anteriores de gestão, inacessíveis a certos segmentos artísticos foram revistos, isso não reduziu a sensação de que, nesse momento, estamos passando por um momento grave e de muita insatisfação com a condução da política cultural do Estado - o que vem nos atingindo diretamente e respingando nas nossas produções. Que fique claro, entretanto, que continuamos a realizar e produzir de forma independente, e que a cena cultural, especificamente de Salvador, tem visto surgir a cada momento bons trabalhos e artistas; e que não temos esperado do governo o recurso para gerir nossas produções nem sustentar nosso trabalho, mas desejamos ver nosso direito e trabalho respeitados, sendo remunerados no prazo pelos serviços prestados.
Cientes de nosso posicionamento e na intenção de compartilharmos com todos que se preocupam e se interessam pela vida cultural e artística de nossa cidade, assinamos abaixo:

01. Cláudia Cunha - cantora e compositora
02. Manuela Rodrigues do Bomfim- 08517120-45- Cantora e compositora
03. Jelber Santos Oliveira - Instrumentista
04. Emerson Cabral - Compositor
Espero que a categoria, de fato, se mobilize!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Aff...

Fim de smestre na faculdade e a terrível notícia da não exigência de diploma para os profissionais de jornalismo. Tantas noites perdidas debruçada sobre livros, teorias sem fim, prática de textos e edição, cursos de extensão, e tantos outros estudos ligados a área... Que decisão tomar diante de tanta decisão absurda?

STF Derruba Exigência de Diploma a Jornalistas

Estou estarrecida com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) , que num julgamento com mais de quatro horas, derrubou a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista. Por oito votos a um, os ministros atenderam a um recurso protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que pediam a extinção da obrigatoriedade do diploma. O recurso contestava uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que determinou a obrigatoriedade do diploma. Para o MPF, o decreto-lei 972/69, que estabelecia as regras para exercício da profissão, é incompatível com a Constituição Federal de 1988.
Relator do processo, o presidente do STF, Gilmar Mendes, concordou com o argumento de que a exigência do diploma não está autorizada pela Constituição. Para ele, o fato de um jornalista ser graduado não significa mais qualidade aos profissionais da área. “A formação específica em cursos de jornalismo não é meio idôneo para evitar eventuais riscos à coletividade ou danos a terceiros.”
Pior foi a advogada do Sertesp, Taís Gasparian: “O jornalismo é uma profissão que não depende de qualificação técnica específica. É uma profissão intelectual ligada ao ramo do conhecimento humano, ligado ao domínio da linguagem, procedimentos vastos do campo de conhecimento humano, como o compromisso com a informação, a curiosidade. A obtenção dessas medidas não ocorre nos bancos de uma faculdade de jornalismo”.
Como pode esses senhores julgarem uma formação acadêmica? Até porque o curso de jornalismo não é técnico, e sim um curso que forma comunicólogos.
De fato, ética não se aprende na faculdade, apesar de termos essa disciplina na grade curricular, mas todo a bagagem de coerência de um conteúdo teórico, técnico e prático que define um verdadeiro profissional da área.

sábado, 13 de junho de 2009

O Espetáculo Fashion

Final de temporada de desfiles no Rio. O Fashion Rio veio e não temos mais o que questionar: ele se firmou no mercado e faz parte do calendário de moda do Brasil e do mundo.
Mas o que mais me encantou nos desfiles foram as produções. Cenários diversificados, iluminação primorosa, trilha sonora minuciosamente pensada... Um verdadeiro espetáculo! E os modelitos?
Estamos vivendo um era fashionista, que por mais que você não se ligue em moda, em algum momento do seu dia, ela te fisga. Será que vou com tal blusa? Esse sapato combina com essa calça? Esse look vai bem para a ocasião? Não adianta tentar fugir muito. Até os hippies de hoje em dia são estilosos...
Bem, e para finalizar, look de passarela é T E N D Ê N C I A!!! Não fique igual a sua mãe dizendo: "Ah! Com uma essa roupa dessa eu não saio de casa!"
E que venha São Paulo com o seu Fashion Week!...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

As Mil Máscaras de Nanja

Ontem à noite recebi uma ligação da artista plástica Nanja. Era um convite para posar para o seu novo trabalho, que tem como título: Eu e Minha Máscara.
Imagina a honra de receber esse convite de tão renomada e doce artista. Aceitei na hora!

Apesar de chegar um pouco atrasada para o encontro na sua casa, fui super bem recebida e o trabalho muito produtivo.

A artista tem como foco pintar outras "máscaras" nos rostos das pessoas, possibilitando assim que elas se revelem. Nanja conta com o auxílio de Leonardo Brasileiro para fotografar os modelos e Isabela Magalhães na produção.




O resultado do trabalho vocês verão em breve... Por enquanto só posso agradecer a lembrança, o convite e o carinho de Nanja.

Academia de Letras da Bahia Elege Brasileiro

Antônio Brasileiro, poeta, professor e doutor, recebeu no dia 10/09, 11 dos 15 votos da Academia Baiana de Letras para ocupar a cadeira de número 27 , que já pertenceu aos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. “Sinto-me honrado com a indicação”, comentou Brasileiro, que ensina Teoria da Literatura na Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs. Ele disse que os votos recebidos para esta eleição traduzem o carinho dos muitos amigos que tem na ALB. “A Academia é uma casa de pessoas ligadas ao trabalho intelectual, mas para mim é também uma casa de amigos. Independentemente de eu ser eleito, a indicação para mim já é importante”, declarou.
Autor de 25 obras, entre elas Dedal de Areia, que venceu a edição de 2004 do Prêmio Durval de Morais, da ALB, Brasileiro é mestre em letras pela Ufba e doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais.


BRINDE
Antônio Brasileiro


Se a mente, que não é nada, mantém-se quieta
e as vozes do remorso não persistem,
eis o momento de desvendar enigmas,
de relembrar caminhos
e de tomar uns chopes com os amigos.
Pois se a mente, que não é nada, está quieta
– os enigmas mais crus, domesticados –
e o passado é um pássaro em nossa mão,
eis que o homem conhece a perfeição.
E como tudo passa tão rapidamente,
é bom brindar essas coisas com amigos.
(20/12/1992)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Me Leve Até o Fim...

CHORO BANDIDO
Chico e Edu
Mesmo que os cantores sejam falsos como eu
Serão bonitas, não importa
São bonitas as canções
Mesmo miseráveis os poetas
Os seus versos serão bons
Mesmo porque as notas eram surdas
Quando um deus sonso e ladrão
Fez das tripas a primeira lira
Que animou todos os sons
E daí nasceram as baladas
E os arroubos de bandidos como eu
Cantando assim:
Você nasceu para mim
Você nasceu para mim
Mesmo que você feche os ouvidos
E as janelas do vestido
Minha musa vai cair em tentação
Mesmo porque estou falando grego
Com sua imaginação
Mesmo que você fuja de mim
Por labirintos e alçapões
Saiba que os poetas como os cegos
Podem ver na escuridão
E eis que, menos sábios do que antes
Os seus lábios ofegantes
Hão de se entregar assim:
Me leve até o fim
Me leve até o fim
Mesmo que os romances sejam falsos como o nosso
São bonitas, não importa
São bonitas as canções
Mesmo sendo errados os amantes
Seus amores serão bons

Leituras em Cena


terça-feira, 9 de junho de 2009

Atchim!!!

Mais um dia sem voz...
Uma super gripe me atacou, acompanhada de uma terrível tosse de vira-lata.
Quantos superlativos! Mas não é exagero, não... Dói o corpo, a cabeça, e só dá vontade de ficar na cama... Aí vai um chazinho, sorine, metros de papel, remédio para tosse, homeopatia, um dengo que não tem fim...
Atchim!!! Saúde pra mim!

domingo, 7 de junho de 2009

Uma Passarinha Chamada Rosane

Heidegger, Galeffi, Grondin, Vattimo, Maria Inez Carvalho, Rubem Alaves, Castoriadis, Maria Antonieta de Campos Tourinho, Calligaris, Deleuze, Guattari, Foucault...
Didática do Ensino Superior. Esse foi um dos Cursos de Extensão oferecidos ontem pela UNEF, para alunos e professores, visando o aperfeiçoamento e a discussão sobre o tema. Me increvi de última hora e fui. De alunos, só tínhamos eu e Carina, que acabei levando à tira-colo. O resto da turma era composta por professores, sendo a maioria da própria instituição.
Mas o que me levou a este curso não foi somente o interesse pela docência, e sim o desejo de ouvir Rosane Vieira, minha mestra, falar com tanta propriedade e entusiasmo da sua visão de educação (pós-modera), e de tantos teóricos que nem consegui me lembrar da metade. Ela usa o espaço da sala como palco, vibra a cada citação fervendo como uma dança, brilha sem ter a menor noção de que é plena naquele momento.
Desde que a conheci tive a certeza que ela seria a minha orientadora, mentora dentro da academia. Mas Rosane vai alçar outros voos e eu, ousada que sou, não poderia perder talvez a última oportunidade de ouví-la...

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Junho e Seus Dias de Frio e Luz

Junho chegou e eu nem tive tempo de saudar o meu mês. Mas porque será que eu reclamo tanto da minha falta de tempo? Antes eu achava que era mal dos grandes executivos, ou de Sandy, sim, aquela Sandy cantora, que dizia não ter tempo nem para namorar... Acabou casando com aquele pelego do Lucas Limas... Vai entender!...
Pois é, junho é o meu mês e começo a sentir seus primeiros sintomas:


  • Trezena de Santo Antônio e seu inconfundível mingau "tomou, casou". Preciso fazer um longo parêntese para explicar: Estudo em uma faculdade que durante o dia funciona uma escola chamada Santo Antônio, e à noite, durante à aula, acontece a celebração da trezena do tal Santo casamenteiro na igreja homônima, que fica colada à instituição de ensino. Detalhe: há dois anos tomo o famoso mingau e até hoje não me apareceu um namorado, quem dirá um marido! (Risos...) - Que vontade de chorar!!
  • Huummm... Taí outro sintoma: Mudança repentina de humor!!! Preciso explicar?
  • Final de semestre e eu arrancando os cabelos para dar conta de TUDO, inclusive da roupinha da apresentação das crianças da festinha de São João da escola. E ir para a festinha em si, é outro ponto importante!
  • Dia dos Namorados... Jesus me chicoteia!!! Quer coisa mais deprimente do que passar o Dia dos Namorados sozinha? Mas acho que esse ano vou chamar umas amiguinhas solteiras para irmos a um barzinho badalado, lindamente vestidas e super produzidas, encher uma mesa, tomar uns drinques, dar muita risada e provavelmente voltar para casa menos deprimida.
  • O friozinho que é peculiar no mês, não poderia ficar de fora dessa lista. A gente se arruma mais, pode usar uma maquiagem marcando o olhar, muito mais preto, muito mais perfume instigante, cabelos escovados, vontade de tomar um bom vinho, mil intensões e passar a noite sozinha sob um edredom vazio...
  • Viva São João! E um forrozinho? Adoooro um forrozinho... Ir para a fazenda de tia Vone, tomar licor, danças forró, soltar traque de massa com as crianças, comer amedoim e de dia fazer churrasco com toda a família... Isso é muito bom!
  • Mas ver as crianças de férias, querendo liberdade, espaço, brincadeiras e interação, e eu feito uma louca, trabalhando horrores... Isso não é nada bom!...
  • Último dia do mês, meu aniversário!!! 30 aninhos e um filme passando na minha cabeça. A importância da minha família na minha vida, o presente que é ter meus filhos, os amigos que ganhei nos últimos tempos (lê-se: Aline, Carina, Vivianne, Emanuela e Elani), os trabalhos que pude realizar, os amores que pude viver, as viagens que pude fazer...
Fim do Inferno Astral! Passo o mês inteiro engolindo a seco todo o processo para o sol voltar a nascer na minha casa natal. Dias de Luz estão por vir!...

Convocação a Todos os Jornalistas e Estudantes de Jornalismo de Feira de Santana

Está confirmada a reunião do Movimento de Reorganização Sindical de Feira de Santana para o próximo sábado, dia 06 de junho, às 10h da manhã, no Auditório da FAT. Com o objetivo de anunciar os nomes de Manoel Macedo e Reginaldo Pereira como delegados do Sinjorba em Feira, a presidente Kardé Mourão e o Diretor de Comunicação Moacy Neves participarão do evento. Convocamos, portanto, a todos os jornalistas e estudantes de jornalismo que participaram dos encontros anteriores, e aos demais que ainda não o fizeram, para comparecerem a esta reunião, confirmando a adesão da classe a esse movimento, que já demonstrou representatividade através das 63 assinaturas dos jornalistas formados e provisionados da cidade e de mais 40 graduandos do curso de jornalismo das duas faculdades locais (FAT e UNEF).
Nesta reunião trataremos ainda das seguintes pautas:
-Planejamento de Campanha de Sindicalização;
- Criação de calendário, com as datas, horários e local para próximas reuniões;
- Sugestões de pauta para o próximo Congresso Estadual de Jornalismo.