domingo, 31 de maio de 2009

Revelar-se

Após o flash, a revelação. Antigamente a gente esperava com ansiedade a revelação de uma foto: Será que ficou boa? Será que fiquei bem?
Hoje, com o advento da câmera digital, até meus filhos pedem para ver a foto assim que tirada. Não existe mais o tempo de espera, a expectativa da revelação... O que vamos fazer agora com esse tempo que não existe mais na pauta?...
O processo da revelação de um negativo, serve de base para calcular o tempo em que levamos para nos revelar. E esse processo, todos sabem, não é nada fácil... Para tirar a maquiagem, para soltar os cabelos, para nos despir de tudo que criamos ao nosso redor, ao nosso respeito, leva um tempão danado... Levamos alguns anos acreditando ser os que os nossos pais dizem que somos, levamos outro tempo para negar tudo isso, mais outro para amadurecer nossos princípios e fazer deles grandes aliados para a vida toda.
Às vezes, quando nos revelamos para os outros nos conhecemos um pouquinho mais, e diferente da fotografia, é no momento da exposição que a revelação é feita.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Reunião de Profissionais e Estudantes de Jornalismo

Profissionais e estudantes de jornalismo estão se reunindo com o intuito de fortalecer a discussão sobre assuntos referentes a categoria na cidade de Feira de Santana. Hoje, a maior pauta é conseguir que os postos vagos de Diretor e vice do Sindicato em Feira, tenham representantes escolhidos pela classe. Esse movimento não tem "cabeça", ele está se tornando forte porque cada um contribui unindo, em cada reunião, mais interessados. A próxima reunião será nesse sábado (30/05), às 10 horas, no COLÉGIO ESTADUAL AGOSTINHO FRÓES DA MOTA. A presença de cada um é muito importante para o movimento.

sábado, 23 de maio de 2009

Chinês Nada Zen

Estou estarrecida, e me controlando para não rir, com a notícia que acabei de ler no G1: um chinês, Chen Fuchao, ameaçava de suicidar da ponte Haizhu quando um outro chinês, Lian Jiansheng, de 66 anos, rompeu um cordão policial que protegia a área para estender a mão ao suposto suicida.
Ao invés de ajudá-lo, Lian o empurrou. Chen Fuchao, que deve 2 milhões de yuans (moeda local) devido ao fracasso de um projeto imobiliário, caiu de uma altura de oito metros. Ele foi parado por um colchão de ar parcialmente inflado e hospitalizado com lesões no pulso e nas costas.

"Eu o empurrei porque os suicidas, como Chen, são muito egoístas. Suas ações violam muitos dos interesses públicos", disse Lian. "Eles realmente não se atrevem a suicidar-se, só querem atrair a atenção de autoridades importantes do governo", acrescentou.

SALA DE ARTE DE MAM EXIBE DIVERSIDADE ARTÍSTICA DE CARYBÉ


Até o dia 29 de maio, o cinema do Museu de Arte Moderna (MAM) terá exibição gratuita de filmes que retratam a engenhosidade artística de Carybé e impressões de sua trajetória. A partir do dia 11 a 15/05 e de 25 a 29/05, será exibido, na Sala de Arte do MAM, o filme O Cangaceiro, que teve figurino e story board desenhados por Carybé. De 18 a 22/05, a partir das 14h, estarão em cartaz os curtas Vadiação, O Capeta Carybé, Carybé 2009 e Carybé Frente a Frente.
Além dos filmes e documentários, o público poderá conferir as mais de 200 obras expostas na mostra Carybé, que homenageia os 70 anos da chegada do artista à Bahia. O Museu de Arte Moderna da Bahia fica no Solar do Unhão e funciona de terça-feira à domingo, das 13h às 19h, e aos sábados, das 13h às 21h.

Uma Casa de Palavras na Blogsfera

Arte e Cultura. Poesia e Pensamentos. Música e Dia-a-Dia. Esses são os temas abordados pela atriz e produtora Clarissa Torres em seu blog - tão esperado - "Uma Casa de Palavras" (http://umacasadepalavras.blogspot.com/), que está lincado no Blog Olhar Contemplativo e vice-versa.
Não deixem de visitar, postar comentários e se deliciar com belíssimos textos dessa sensível observadora.
Aguardemos o livro...

Domingo Tem Teatro

Deu no "Blog Demais"

* "Médico acha que é Deus. Jornalista tem certeza", de Ricardo Noblat.
* "Alguns jornalistas são filhos da pauta", de Marcos Losekan.
* "O jornalista é um fofoqueiro profissional. Ganha (pouco) dinheiro para ouvir as coisas e contar para todo mundo", de Ana Redig.
* "Jornalismo é tudo aquilo que consigo enfiar entre um anúncio e outro", de Barão de Beaverbrook.
* "A diferença entre o jornalismo e a literatura é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida", de Oscar Wilde.
* "A Imprensa não ganha eleição. Mas ajuda a perder", de Getúlio Vargas.
* "Os repórteres se dividem em três categorias: o repórter, que escreve o que viu; o repórter interpretativo, que escreve o que viu e o que ele acha que isso significa; e o repórter especialista, que escreve a respeito do significado do que ele não viu", de Abbott Joseph Liebling.
* " Trabalho pelo olfato. Quando sinto algo fedendo, vou atrás", de Drew Pearson.
* "A imprensa sensacionalista trabalha com emoções, da mesma forma que os regimes totalitários trabalham com o fanatismo", de Ciro Marcondes Filho.
* "Só existem duas maneiras de fazer carreira em jornalismo. Construindo uma boa reputação ou destruindo uma", de Tom Wolfe.
* "O jornalista é forte e poderoso não pelo bem que ele faz, mas pelo mal que pode fazer", de Ibrahim Sued.
* "Não há fatos, só interpretações", de Friedrich Nietzsche.
* "Quando um cachorro morde um homem, isso não interessa, porque acontece com freqüência. Mas se um homem morder um cachorro, o fato torna-se notícia", de John Bogart.
* "Quem mais manda na mídia é você, meu caro leitor ou espectador. E você, consumidor, é o mal da imprensa. Editores quebram a cabeça diariamente para agradá-lo. O mal da imprensa é que ela não ousa mais desagradar ao seu leitor. Simplicidade verbal não é sacrifício de complexidade. A glória da imprensa foi feita por gente com opiniões fortes e inconformistas", de Paulo Francis.
* "Jornalismo é o ato de contar a uma parte da sociedade o que a outra parte está fazendo", de Heródoto Barbeiro.
* "Imprensa é a arte de dizer que Lord Jones morreu a quem nunca soube que Lord Jones existiu", de Chesterton.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mãe Coruja

Entre as mil funções do meu dia-a-dia, hoje pude acompanhar de perto o primeiro trabalho de Cristovinho.
Ele foi uma das estrelas do VT da Campanha Namorados/São João do Boulevard Shopping de Feira. A locação não poderia ser diferente: o próprio shopping. O que para mim, foi uma mão na roda! Dava assistência a ele e subia para dar uma trabalhadinha, mas a verdade é que fiquei de mãe babona...
Quando o VT estiver no ar, colocarei o link para todos verem, ok? Êita mãe coruja!...

Sai de Cena Zé Rodrix

Morreu, na noite da quinta-feira (21), em São Paulo o cantor e compositor Zé Rodrix. Ele é o autor da música "Casa no campo", grande sucesso gravado por Elis Regina. Outra composição de sucesso dele é a musica “Soy latino americano”.
Zé Rodrix surgiu para o grande público nos festivais de música dos anos 60 – defendeu a música “Ponteio” ao lado de Edu Lobo e Marília Medaglia em 1967, no III Festival de Música Popular Brasileira. Mas foi na década de 70, época de maior produtividade na música brasileira, que Zé Rodrix deixou sua marca.
Junto com Sá e Guarabyra, criou o chamado “rock rural” – nessa época, compôs com Tavito o grande sucesso “Casa no campo”. Cantou com Elis Regina e com o grupo Joelho de Porco. É dele também a canção “Soy latino americano”, e outras baladas ao piano.
Publicitário, Rodrix passou a se dedicar na década de 80 à criação de jingles para comerciais, até que em 2001 se reuniu com os antigos companheiros Sá e Guarabyra, lançando um CD comemorando os 30 anos de carreira. O cantor deixa mulher, seis filhos e dois netos.

Politicômetro

Essa é boa! Para você que precisa definir a sua posição política, a Revista Veja preparou o Politicômetro, teste de opinião que o situa no campo das liberdades individuais e da relação entre o estado e a economia. Assim que terminar de respondê-las, você saberá a sua em um quadrante que tem como eixos os extremos esquerda-direita e liberal-antiliberal.

Aos sem noção: http://www.veja.abril.com.br/idade/testes/politicometro/politicometro.html

Mulher Leoa

Mulher é bicho engraçado! Depois da minha loirice, fiquei paranóica com hidratação nos fios... Então, toda semana encaro uma sessão de cremes e mais cremes para amaciar o meu danificado (e lindo!) cabelo. Detalhe: isso custa caro!
Hoje fui na casa de uma amiga, para ela me presentear com uma hidratação e uma escova. Fiquei radiante! Saí de lá toda poderosa... Linda mesmo! Quando foi mais tarde, a chuva caiu e meu cabelo desmoronou... Estou parecendo uma leoa! kkkkkkkkkk...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Editais de Cultura

Para nos mantermos atualizados quanto aos Editais de Cultura:

UNEF Tem Curso Reconhecido Pelo MEC

A Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF, comemora a Portaria de Reconhecimento do curso de Administração, publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de maio de 2009. Em funcionamento desde abril de 2002, o curso já graduou oito turmas para o mercado de trabalho.
Os avaliadores do Ministério da Educação (MEC) visitaram as instalações da UNEF no dia 15 outubro de 2007, para verificar, entre outros aspectos, as instalações físicas do campus e o projeto político-pedagógico.
O curso objetiva formar profissionais com conhecimento científico e técnico para atuar em diversos tipos de organizações. Os formados pela Faculdade estão atuando em vários segmentos do Norte da Bahia e de outros centros do país.
O curso na UNEF oferece 50 vagas semestralmente por turma, tem duração de oito semestres e carga horária de 3.000, conforme as Diretrizes Curriculares do Conselho Nacional de Educação. O curso conta com professores com título de doutor, mestre e especialistas e uma infra- estrutura adequada, com: biblioteca, laboratórios, salas de aula, auditório e área de convivência social.

terça-feira, 19 de maio de 2009

ZONA MUNDI

: : : : Z O N A M U N D I : : : :
- CIRCUITO ELETRÔNICO DE SOM E IMAGEM -

APRESENTA:
LUCIO K (RJ)

No formato Live P.A (show baseado em computador), o DJ e produtor musical usa referências da música pop do mundo inteiro, mas sempre adaptando batidas e grooves brasileiros, que vão do samba - reggae, samba, maracatu, ciranda, até o funk carioca. São criadas ao vivo improvisações de sobreposições, muitas vezes resultando em verdadeira "versões" abrasileiradas, que surpreendem, em um trabalho ao mesmo tempo com um conceito definido e acessível a qualquer público.

Dia 21/05 – WORKSHOP
09 às 12h / 14 às 18hSala de oficinas do MAM
Dia 22/05 – SHOW
Lúcio K (RJ)
RadioMundi (BA)
Projeções do Coletivo Mote
Área externa do MAM das 20 às 23h.
Entrada Franca!!!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Cantor Que a Esquerda Sepultou Vivo


É com esa manchete que a revista Veja, desta semana, divulga o documentário Ninguém Sabe o Duro que Dei (Brasil, 2007), em cartaz nos cinemas desde sexta-feira. O filme conta a trajetória de Wilson Simonal de Castro, um dos maiores ídolos de massa que o Brasil já teve.
Nos anos 60, só Roberto Carlos competia com ele em popularidade. Simonal popularizou bordões como "alegria, alegria" (que Caetano Veloso reaproveitou como título de música) e "vou deixar cair". Seus shows eram celebrações, com a participação entusiasmada dos espectadores – ele chegou a "reger" um público de 30.000 pessoas no Maracanãzinho, no Rio.
Dirigido por Claudio Manoel (do Casseta & Planeta), Micael Langer e Calvito Leal, o filme também reavalia a importância artística do cantor: para além de seus supostos equívocos políticos, Simonal dominava o palco como poucos já o fizeram no Brasil.Entre os depoimentos mais fortes do filme, está o de Viviani. Em sua primeira entrevista sobre o caso, o contador relata como teria sido torturado pelos gorilas do Dops, a mando de Simonal. O episódio é estarrecedor, mas não foi isso que determinou o ostracismo de Simonal. Nunca comprovada, a acusação de que ele seria um informante das forças da repressão pode ter nascido de suas bravatas, mas foi incendiada pela sede de justiçamento moral da esquerda de então. Embora nunca se tenha sabido de um só preso político denunciado por Simonal, a pecha de dedo-duro colou-se ao cantor. Foi muito repisada pelo jornal alternativo O Pasquim. Isolado, deprimido, Simonal acabou se entregando ao alcoolismo. Morreu de problemas no fígado, aos 61 anos, em 2000. Seu nome ainda hoje está envolto em boatos fantasiosos.
Um certo componente de preconceito social e racial contribuiu para a desgraça do cantor. E é por isso que, em retrospecto, ganha um sabor tão amargo a imagem, recuperada pelo filme, em que Simonal finge ouvir de seu anjo da guarda o seguinte alerta: "Simona, ou você vai ser alguém na vida, ou vai morrer crioulo mesmo".

domingo, 17 de maio de 2009

DESEJO IV





BUENOS AIRES, FRIO, TANGO, VINHO E UM AMOR...

Chove...

Domingo de chuva... Chove... Chove... Chove em Salvador... Chove na estrada... Chove em Feira ... Chove na roseira... Chove na janela... Chove nos meus olhos... Chove dentro de mim...

Sonhos, Sonhos São...

Há algum tempo atrás, recebi um email da artista plástica Maristela Ribeiro solicitando para os seus amigos que compartilhassem com ela algum sonho íntimo, para realizar um trabalho experimental que fez parte da exposição Arte Comestível.
Abaixo segue a lista dos sonhos de todos que enviaram, sem identificação, claro!
Conhecer o mundo! Morrer feliz! Viver perto do mar! Viver perto de cachoeiras! Paz! Ser feliz no casamento! Viver na África! Voar! Cantar com expressão! Sonho com a sorte! Sonho em revelar! Volver a mis 21 años! Fotografar! Encontrar alguém querido! Ficar invisível! Viver ingenuamente! Voar, Voar, Voar! Voar pelo espaço! Amar e ser amado! Solidariedade! Amor! Conhecer a Europa! Sucesso profissional! Harmonia! Volver a desear! Visitar o Japão! Ser feliz! Viagens fantásticas! Abrigo! Ser independente! Construir um futuro melhor! Viajar pelo mundo! Paz, Paz, Paz! Ter Saúde!!! Voar de balão! Dançar gafieira! Futuro brilhante! Alegria!!! Tranqüilidade! Fortuna!!! Vida longa e feliz! Estrela! Prosperidade! Vitória!! Ser artista! Criar!! Pintar!!! Liberdade!!! Viver de brisas.! Colher nuvens no meu quintal!!! Conversar com as plantinhas tenras! Encontrar tudo o que perdi!! Viver na África! Voar! Ser feliz! Ter um filho! Acabar com a fome! Um mundo melhor! Um mundo mais humano! Ganhar na loteria! Casar com ...! Viajar para a China! Conhecer o Marrocos! Escalar o Everest! Ser amado! Voar de balão! Ter liberdade! Ser um(a) artista! Ser famoso(a)! Comprar uma casa! Que os meus problemas desapareçam! Que as mulheres corram atrás de mim! Viajar pelos diversos Estados brasileiros para conhecer as diferentes culturas!


Algum desses sonhos é o seu?!...

terça-feira, 12 de maio de 2009

Outros Sonhos - Chico Buarque


Soñé que el fuego heló

Soñé que la nieve ardia

Y por soñar lo impossible, ay, ay

Soñé que tu me querias

Um Pouco de Música

Como diz uma amiga:

"É tanto pensamento, é tanta coisa no meu coração... preciso de música para transbordar... "

Queda Livre

Hoje caí do cavalo. Mas não foi do animal propriamente dito...
Sabe quando você faz uma leitura de uma pessoa e cria expectativas acreditando no seu faro? O meu falhou!
Emerson Azevêdo, amigo leal, me tirou o chão quando me passou a ficha da figura... Não acreditei, acreditando!... Também não vou dizer que me decepcionei, porque todos tem seus momentos, inclusive eu.
Pra contar a verdade, a maioria dos meus amigos dizem que de cara não gostaram de mim... Que passava uma imagem de arrogante... Vai saber! Mas que com o passar do tempo e com o convívio, essa imagem tinha sido desfeita. Será? Rsrsrs...
Tomara que seja apenas o momento...

domingo, 10 de maio de 2009

Federico Garcia Lorca

CANCION OTOÑAL
Noviembre de 1918
(Granada)
Hoy siento en el corazónun
vago temblor de estrellas,
pero mi senda se pierdeen
el alma de la niebla.
La luz me troncha las alas
y el dolor de mi tristeza
va mojando los recuerdos
en la fuente de la idea.
Todas las rosas son blancas,
tan blancas como mi pena,
y no son las rosas blancas,
que ha nevado sobre ellas.
Antes tuvieron el iris.
También sobre el alma nieva.
La nieve del alma tiene
copos de besos y escenas
que se hundieron en la sombra
o en la luz del que las piensa.
La nieve cae de las rosas,
pero la del alma queda,
y la garra de los años
hace un sudario con ellas.
¿Se deshelará la nieve
cuando la muerte nos lleva?
¿O después habrá otra nieve
y otras rosas más perfectas?
¿Será la paz con nosotros
como Cristo nos enseña?
¿O nunca será posible
la solución del problema?
¿Y si el amor nos engaña?
¿Quién la vida nos alienta
si el crepúsculo nos hunde
en la verdadera ciencia
del Bien que quizá no exista,
y del Mal que late cerca?
¿Si la esperanza se apaga
y la Babel se comienza,
qué antorcha iluminará
los caminos en la Tierra?
¿Si el azul es un ensueño,
qué será de la inocencia?
¿Qué será del corazón
si el Amor no tiene flechas?
¿Y si la muerte es la muerte,
qué será de los poetas
y de las cosas dormidas
que ya nadie las recuerda?
¡Oh sol de las esperanzas!
¡Agua clara! ¡Luna nueva!
¡Corazones de los niños!
¡Almas rudas de las piedras!
Hoy siento en el corazón
un vago temblor de estrellas
y todas las rosas son
tan blancas como mi pena.

DESEJO III



JE T'AIMERAIS POUR TOUJOUR...

À Todas as Mães... UM FELIZ DIA DAS MÃES!

Tenho sido mãe há mais ou menos oito anos. E confesso que no começo da gravidez eu não tinha a menor noção do isso significava, o que é super normal...
Estava envolvida numa relação que era pura paixão, descoberta e satisfação. O pai dos meus filhos foi um excelente companheiro de uma mulher jovem e grávida do seu primeiro filho. O dele era o sexto!
Quando Cristovinho chegou aos meus braços, ainda na maternidade, tive uma crise de choro tão grande, que minha mãe pensou que eu estivesse apresentando o primeiro sintoma de depressão pós-parto. Isso, eu nunca tive. Fui tomada por uma amor mágico nunca sentido antes e descobri com aquela criança todo o sentido da minha vida.
Após um ano, engravidei novamente e por puro esforço. Queria muito dar um irmãozinho para meu filho e criá-los juntos, como fui com Karlinha. A experiência do amor absoluto foi repetida, porém dessa vez perdi a voz quando meu segundo filho estava para nascer. Pura emoção...
Nesses anos, fui invadida por esse amor todos os dias: ao amamentar, ao acordar, ao ouvir as primeiras palavras, ao presenciar os primeiros e firmes passos, ao enfrentar as dificuldades de saúde e ver a vida de Bernardo sendo ameaçada, nas brigas, na surpresa dos presentes, ao vê-los dormir, ao vê-los crescer tão inteligentes e determinados a fazer um mundo melhor.
Como filha, agradeço à Deus por ter escolhido Velte para ser a minha mãe. Amiga, companheira, cumplice, filha e fiel. Agradeço também pela bênção de ter me tornado mãe e ter me dado Cristovão e Bernardo de presente.
À todas as Mães... UM FELIZ DIA DAS MÃES!


sexta-feira, 8 de maio de 2009

Mulher de 30 Convida


Todo mundo diz, ou, pelo menos costuma-se dizer, que uma mulher de 30, já pode ser definida como uma "mulher madura". Com maturidade solidificada, personalidade formada, opinião, ponto de vista e segurança. Não que eu seja alguma estudiosa do assunto, mas discordo disso. Afinal, maturidade significa não só ter alcançado uma idade madura, mas com excelência, firmeza e uma visão, no mínimo, coerente de uma forma geral. "É a fase do ciclo vital de um lago na qual se registra certo equilíbrio entre o recebimento de suas águas e a perda delas".

Enxergando certos olhares, escutando algumas respirações, observando pequenos gestos e, sem querer, recebendo inexplicáveis sensações, tenho de dizer que esta tal maturidade da mulher de 30 não passa de "conversa fiada".
Você terminou a faculdade? Casou? Teve filhos? É seguro dizer que se tornou um adulto? Não, definitivamente, não. Concordo com a pesquisadora britânica Fiona Ulph, da Universidade Southampton, em Highfield, que afirmou isso.

Pensei que coisas que passei aos 13, não se repetiriam. Pensei que meu basta seria suficiente. Pensei que já havia sido infantil o suficiente (inclusive eu). Ainda bem que a vida me trouxe presentes em forma de amigos e que tive a sorte de cativá-los, caso contrário, jamais conseguiria reuni-los. Ainda bem que não me entristeço mais, porque, agora, isso só anda me causando uma certa risada para algo sem explicação. Ah, e uma certa visão de mim e de um todo, bem como mais um aprendizado, uma decoberta. Porque nada acontece por acaso e nem vem de apenas uma parte. Tudo rola por consequência de um conjunto, de idéias, valores e pessoas. Ninguém é totalmente mau, ninguém é totalmente bom.

Excluí competição, desavença, intriga, provocação, bate-boca, acusação ou ciúme de minha vida. Prefiro incluir as pessoas! Voto por integrá-las, todas, sem exceção! Sou contra a separação. Me recuso a admitir seus e meus defeitos. Aos meus olhos são perfeitas, da forma imperfeita de cada.

Me retiro desta cena, vou ignorar comentários. Continuarei clamando por toda a multidão, pela união e que me perdoem aos que isso possa incomodar, ainda aperto a mesma tecla: quero misturar a água e o óleo. Sei que ás vezes isso causa certas ebulições, mesmo em mim, mas que graça teria se tudo fosse calmaria?

Ainda bem que entre uma explosão e outra, tomo minha cerveja, sempre acompanhada de amigos, que trago de longas datas, de lugares diversos, de épocas diferenciadas e com olhares mesclados sobre o certo e o errado desta vida. Esta diferença toda é que dá sabor!

Isso tudo não significa que eu seja madura, mas acho que continuando assim, nesta direção, estou no caminho certo! Mesmo escorregando aqui ou acolá.....afinal, "tinha uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra!"

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Chicos - O Espetáculo

O espetáculo teatral CHICOS, da premiada diretora Susana Vega, poderá ser visto durante todos os fins de semana do mês de maio no Teatro Margarida Ribeiro, em Feira de Santana. Trata-se de uma peça inspirada nas canções do insigne Chico Buarque, que leva o público a dar boas gargalhadas e a se emocionar com uma história surpreendente.
O texto de CHICOS é de autoria da própria diretora e reúne muitas situações cotidianas com as quais o público se identifica. Grande parte do espetáculo tem uma irreverente favela como pano de fundo e atores com inegável talento representando personagens que conquistam o público do início ao fim. “Estamos de volta com CHICOS. O sucesso de público para este espetáculo tem nos levado a fazer um trabalho cada vez melhor. As piadas surgem o tempo todo. Quem assistir vai poder experimentar várias emoções diferentes, exatamente como ocorre quando ouvimos as obras de Chico Buarque, fonte inspiradora da nossa peça.”, afirma Susana Vega com notório entusiasmo.

Como a Vida Se Tornou Mais Leve


Depois de muito sufoco com mil eventos acontecendo ao mesmo tempo, finalmente consegui descansar, ler, ouvir música, cantar alto junto com o CD, assistir filmes, dormir, dormir, dormir e dormir...

Hoje, estou muito mais relax, pronta pra outra!

A Histórica Imagem dos Gênios

Desde que visitei a Toca do Vinícius, em Ipanema, nunca mais tinha visto essa foto antológica. Era o aniversário do Vinicius de Moraes em 1979, na Carreta, uma churrascaria de intelectuais da época, situada no mesmo bairro. O fotógrafo Evandro Teixeira estava lá para fazer uma matéria para o Caderno B do Jornal do Brasil. De repente Vinicius chamou o Chico Buarque e o Tom Jobim e disse: “Então vamos fazer uma foto diferente!”, eles foram para os fundos da churrascaria onde haviam umas mesas e deitaram-se encima delas. “Eu, na correria, naquele nervosismo, subi em um tamborete, fiz um clique. Aí, caí do tamborete, e a máquina enguiçou com o tombo no chão, e aí prendeu o obturador. E não bati mais nada. E eu só fiz esse fotograma” contou Evandro. Até hoje é uma das fotos mais publicada em jornais, livros e revistas do Brasil.


Visitem o site do Evandro: http://www.evandroteixeira.net/

segunda-feira, 4 de maio de 2009

DESEJO I


FAZ DE MIM MULHER DO TEU CORAÇÃO...

A Volta de Marisa ao Meu Universo Particular

Recentemente Clarissa, a Pir, me perguntou se eu ainda considerava Marisa Monte tão especial, ou até genial musicalmente.
Não demorei a responder: Não. Acho que Marisa marcou uma época da minha vida, e apesar do fenômeno Tribalistas, nada mais me chamou a atenção. Julgava ser fase.
Para os que não sabem, adoro pagar a minha língua!
Durante esse feriado de descanso A B S O L U T O, tive a oportunidade de assistir ao especial da cantora e finalmente o documentário Infinito Particular (acho!), onde ela mostra de uma forma singela, e até poética a rotina da grande turnê mundial dos seus últimos CD’s Universo ao meu Redor e Infinito Particular.
Marisa nos conduz numa narrativa leve revisitando, como pano de fundo, sucessos de toda a sua carreira, aproximando o público e tornando, de alguma forma, sua trajetória um tanto familiar para todos.
A Marisa Monte do documentário se mostra extremamente generosa com seus parceiros musicais, amigos, músicos e equipe. Ela os apresenta, um a um, de forma carinhosa e cada um merece um texto onde adjetivos mil são transmitidos com emoção.
Mas essa Marisa demonstra a sua generosidade principalmente com o seu público, que a cerca ao final de cada show, que canta e vibra com cada acorde de suas belas canções. Ela toca instrumentos, canta e dança não sendo apenas a protagonista, mas se deliciando a cada momento.
A imprensa não fica de fora. Marisa faz questão de registrar o processo das intermináveis entrevistas e de como são repetitivos perguntas e elogios, ao redor do mundo. Uma imprensa que ela julga crítica, mas que também está à mercê do trabalho do artista, afinal, ela é crítica de quê?
Viagens, aeroportos, toneladas de equipamentos, montagem e desmontagem de cenário, casas de show lotadas no mundo inteiro e uma vibrante cantora que se renova dentro do seu universo.
A Marisa, cantora múltipla, consistente e madura, que fez parte de uma época da minha vida, se mostrou com muito mais elementos melódicos, cênicos e uma suavidade incontestável, assim como a sua criatividade.
O documentário, como não poderia ser diferente, é recheado de músicas antigas e atuais. E quem é fã, assim como voltei a ser, não pode deixar de assistir.

Seleção de Projetos

Iphan lança edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial 2009.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, lançou o Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial 2009: Apoio e Fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial.
De 4 de maio a 19 de junho, as Superintendências do Iphan em todo o país estarão recebendo projetos técnicos de documentação ou de melhoria das condições de sustentabilidade dos saberes, modos de expressão, festas, rituais, celebrações, lugares e espaços que abrigam práticas culturais coletivas vinculadas às tradições das comunidades afro-brasileiras, indígenas, ciganas e de descendentes de imigrantes, entre outras.
Os recursos disponíveis para os projetos contemplados no edital são da ordem de R$ 735 mil.
Informações: Gerência de Apoio e Fomento - Departamento do Patrimônio Imaterial

Luiz Carlos Jr. participa de evento interativo em São Paulo


O narrador titular do SporTV, Luiz Carlos Jr., transmitirá seus conhecimentos a jornalistas em um evento gratuito em formato inovador. A "Oficina de Narração Esportiva SporTV", fruto de uma parceria do canal líder de audiência em TV por assinatura com o Comunique-se, será realizada na manhã da próxima quinta-feira (07/05).
O local não poderia ser mais próprio para esse encontro: o Museu de Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. A entrada é gratuita, com vagas limitadas. Os 150 participantes serão convidados a conhecer o Museu após o encontro. Luiz Carlos Jr. é um dos mais importantes narradores de futebol do Brasil. Ele falará de sua experiência no jornalismo esportivo e comandará atividades interativas com os participantes.

Local Museu do Futebol - Estádio do Pacaembu - Praça Charles Miller, S/N
Data 7 de maio de 2009 (quinta-feira)
Programação :: Welcome Coffee e credenciamento de 8h a 8h45
Oficina de Narração Esportiva SporTV de 8h45 a 11h
Visita ao museu a partir de 11h
Informações (11) 3897-0860